L está na música desde 2005 mas a sua biografia apenas menciona que "o resto da história ainda está por escrever", o seu recente vídeo "A Prova" tem causado burburinho na net, pela razão da música não possuir qualquer instrumento e todos os sons são feitos com a boca. Ainda sem nenhum projecto editado, apenas sons soltos que compilou para download intitulado de "12 Meses, 12 Músicas" contudo a sua lírica genuína prova que a força vontade supera muitas vezes a falta de meios e consegue atingir grandes fins. Nesta entrevista procurei saber quais são os planos de L para 2013 e que projectos o esperam. Aqui temos "A Prova" de quem corre por gosto não cansa e se esta entrevista não vos convencer vejam o trabalho deste rapper no seu Facebook, YouTube, Soundcloud, MySpace ou Twitter.
HHW: Foi aos 14 anos que começaste a dar os teus primeiros passos no rap o que te atraiu a este movimento?
L: É engraçado porque este Natal andei a vasculhar umas cassetes VHs de quando tinha uns 7/8 anos e deparei-me com uma em que apareço a dançar (a dar os primeiros passos haha) em frente a uma televisão onde está a passar um videoclip de Rap Americano, que nem consigo identificar qual é. Isto veio complicar a tarefa de explicar como é que ganhei gosto pelo Rap porque acredito que há determinadas coisas que nascem connosco e que com os estímulos do dia-a-dia se vão manifestando. Lembro-me que desde muito miúdo sempre tive a cena de escrever poemas, na escola ganhei uns concursos de escrita e depois em termos musicais, do que me lembro, ia ouvindo Limp Bizkit e Linkin Park na altura com uns 12/3 anos e a componente Rap dessas bandas captava-me mais a atenção.
À parte disto, havia um MC na minha escola secundária, ouvi umas músicas dele e pensei "eu também consigo fazer isto" e a partir daí comecei a escrever compulsivamente até que aos 14 gravei a primeira música portanto acho que nasceu primeiro um gosto pelo RAP (antes disso já existia um gosto pela música em geral) e só depois é que fui descobrindo o que era o Hip-Hop mas foi sempre uma cena muito instintiva porque não havia (nem há) nenhum culto ou dito movimento hip-hop no sítio onde vivo portanto fui descobrindo sozinho e fazendo muita coisa para mim próprio.
HHW: Por falares em descobrires sozinho, foi assim que surgiu o teu video " A Prova"?
L: "A Prova" já surge depois de praticamente 7 anos de músicas e depois de uma espécie de "Celibato Musical" entre 2009 e 2011, muito por força da faculdade, em que lancei aí umas 7/8 músicas e dessas só uma é a solo.
Voltei a gravar com mais vontade que nunca no ano passado (2012) e em Fevereiro lancei o "Viagem no Tempo" que teve um feedback muito bacano e percebi que a cena do formato A Cappella me permitia chegar a muitas (vá...algumas) pessoas, principalmente a pessoal que não costuma ouvir RAP, o que é um desafio maior e mais interessante, que fica com a curiosidade de ver como é que se safa um gajo (na nossa mentalidade: "ainda por cima Português"), que diz que faz uma música sem usar instrumento nenhum.
Depois disso, "A Prova" já vem da lógica de "se o primeiro vídeo correu bem, siga fazer outro dentro do mesmo género, se possível melhor", o "instrumental" foi criado primeiro e depois a letra surgiu de uma forma muito automática, escrevi-a nuns 15 minutos na mesma tarde em que a gravei, e hoje até me arrependo de não ter feito uma coisa mais elaborada mas acho que a "simplicidade" da música é que fez com que muito pessoal se identificasse também, porque qualquer miudo que queira gravar uma música, sem saber muito bem como o fazer, passa por aquele processo, e pela vontade de querer fazer mais e melhor sem ter meios (principalmente monetários) para isso. Por outro lado acho que acaba por funcionar como um "tutorial" para o pessoal que está agora nessa fase...é facil arranjares desculpas para não pores em prática as tuas ideias, mas é mais engraçado inventares as tuas próprias soluções e dá-te um gozo brutal veres as tuas "invenções" a funcionar por mais rudimentares que sejam.
HHW: Estavas à espera deste feedback?
L: De certa forma sim porque depois dos vídeos da "Viagem no Tempo" e do "Férias à Pobre", que apareceram ambos em blogs/sites/páginas com muitos seguidores percebi que determinadas ideias/vídeos meus tinham boas hipóteses de despertar atenção dos donos desses sites (ainda não me aventurei em concertos nem em nenhum projeto, seja ele um CD/Mixtape/Ep portanto a minha base de divulgação para já passa muito por aí) e assim ajudarem-me a chegar a mais pessoas visto que a minha rede de contactos no meio é altamente limitada (muito por culpa minha que me mantenho um bocado a parte do "circuito").
No fundo tenho noção que ao chatear o maior numero possível de pessoas, e tendo confiança no meu trabalho, resta-me esperar que elas gostem do meu trabalho e me ajudem. Algo que já tinha acontecido com dois vídeos meus anteriores portanto não posso dizer que não tinha pelo menos a esperança de fazer chegar a música a muitas pessoas.
Diferente disso é o feedback que tenho tido por parte de pessoal que cresci a ouvir e que dão valor ao que faço, isso já não estava tanto a espera...e gosto haha
HHW: Podemos saber de quem por exemplo?
L : Olha os exemplos mais recentes e públicos foram precisamente no HipHopWeb por parte do NBC e do Black Mastah que me apontaram como destaques de 2012. Claro que na prática vale o que vale e são opiniões como tantas outras mas é sempre uma motivação. Além disso há mais pessoal que tem demonstrado respeito pelo meu trabalho e é possível que surjam aí umas colaborações bacanas portanto mais tarde ou mais cedo vão surgir novidades...
HHW: Podes revelar nos um pouco dessas novidades?
L: Há muita coisa apalavrada mas já se sabe que depois na prática as coisas podem ou não acontecer...estou mais focado em continuar a pôr em prática as minhas ideias e em tentar não fazer o demasiado óbvio/mais do mesmo. Além disso gostava de finalmente materializar algo com Carisma Krew (Eu, Dekor, Mentor, Hades e XC) mas tem sido difícil conciliarmos as agendas de cada um . Também queria começar a preparar um EP a solo mas só se surgirem as ideias certas entretanto, não vou forçar nada...
HHW: Actualmente fazes parte do colectivo, Gang do Moinho, como surgiu este convite e qual o papel que desempenhas no mesmo?
L: O convite para me ligar ao Gang do Moinho surgiu por parte deles e achei que fazia sentido tendo em conta que já apoiavam e divulgavam o meu trabalho com regularidade antes de me associar a eles. Sei que são um projeto sério e sólido, já com alguns anos, e senti que tinham um gosto genuíno pela minha música ainda que sejam conotados mais pela cena do Rap Crioulo pelo que a partida não seria muito previsível que me associasse a eles mas permite-me chegar a mais ouvintes também. Surgiu o convite e sei que a malta do Gang do Moinho está com boas ideias e que estão a trabalhar para "dar um salto" em termos de divulgação e de apoio aos artistas associados portanto é esperar para ver o que vai acontecer...acho que ambas as partes vão sair a ganhar e espero que se concretize o que temos em mente mas por agora é melhor não adiantar muito...Em termos práticos POR AGORA não muda nada além de uma maior divulgação do trabalho de ambas as partes.
HHW: Com quem gostarias de gravar um som no futuro?
L : Difícil...em termos de Rap com alguns "velhinhos". Gostava de me "ver" em faixas com pessoal que cresci a ouvir ao longo dos anos, mais por uma questão simbólica do que outra coisa...Não vou dizer quais porque o pessoal em Portugal não está habituado a demonstrações de respeito públicas e ainda fico conotado como lambe botas e dizem que me estou a "oferecer" a eles haha.
Além disso não me apetecia nada morrer sem experimentar algo mais Rock/Rap, não com nenhuma banda em especial mas num formato criado de raiz Portanto, no futuro, gostava essencialmente de encontrar uns músicos fixes para por em pratica o que acho que ia realmente gostar de fazer.
HHW: Que projectos destacas de 2012?
L - Comprei os álbuns do Deau e do Virtus mas puxando a brasa à "nossa" sardinha destaco toda a nova escola principalmente no Porto que está com um movimento brutal, e com festas ao nível das que se fazem na dita "música a sério" (somos constantemente tratados como miúdos das rimas que não sabem muito bem o que é dar um concerto para mais de 1000 pessoas e acho que 2012 foi muito importante para combater esse estigma)
HHW: Top 5 das músicas que andam a rocar no teu MP3.
L: L - "A prova" (narcisismo mas não posso mentir haha), Algodão - Não sei quando te perdi, Limp Bizkit - Faith, Dentinho - Atual Situação
L - Férias à Pobre (ya, narcisista mesmo...)
HHW: E para concluir, que mensagem deixas a todos os seguidores do HipHopWeb?
L - Tendo em conta a atualidade, um bom ano para todos e mantenham-se atentos a novidades porque a partir de fins de Fevereiro espero voltar em força com coisas novas sendo que já há aí algo na gaveta para sair, a seu tempo...e já agora mantenham-se atentos ao HipHopWeb a quem aproveito para agradecer o "tempo de antena", é disto que precisamos e iniciativas assim nunca são de mais!
No current events.